Instituto Bíscaro

Diretor técnico da instituição: Reinaldo Bíscaro CRM - SP 46819

APLICAÇÕES DE TOXINA BOTULÍNICA - Perguntas e respostas

A TOXINA BOTULÍNICA tipo A, é produzida pela bactéria Clostridium Botulinium. Quando usada em quantias mínimas, tem uma potente ação sobre a hiperatividade muscular. É usada desde a década de 60, para correção de problemas oftalmológicos.

Como funciona

Quando injetado em músculos selecionados da face, ocorre o bloqueio dos impulsos nervosos, com o enfraquecimento dos músculos que causam as linhas da testa e que contribuem para os chamados pés-de-galinha. Três dias após a aplicação, linhas e marcas começam a esmaecer, e com freqüência, desaparecem por completo.

Por quanto tempo mantém-se o efeito?

O enfraquecimento muscular permanecerá por cerca de 4/6 meses, quando novo tratamento far-se-á necessário. Estudos atuais, mostram que após 3 aplicações com intervalo de 6 meses, o resultado obtido pode manter-se por um período prolongado de tempo.

O tratamento é seguro?

As injeções de Toxina Botulínica em doenças neurológicas e oftalmológicas já são utilizados com sucesso e segurança por mais de 15 anos. Esse perfil de segurança e eficácia, tornaram-se um dos agentes prediletos e de maior uso na reversão dos sinais mínimos de envelhecimento.

Como é feita a aplicação?

Usando-se uma fina micro-agulha doses muito pequenas da toxina botulínica são injetados com muita precisão, em diversas localizações da face. A dor associada com a injeção é mínima, e pode-se retornar normalmente às atividades do dia-a-dia. Sete dias após essa aplicação é feito um pelling a Laser para melhora de toda a area tratada. O Laser pode ser feito antes ou depois das sessões.

A toxina botulinica afeta qualquer outra expressão facial?

Não. Apenas o enrugar da testa e os pés-de-galinha são afetados. Os músculos responsáveis por outras expressões facias não são afetadas.

Fonte: Livro de Procedimentos Estéticos Minimamente Invasivos - Conduta Baseada em Exp. Clínica e Visão Estética Atual - 2010