Instituto Bíscaro

Diretor técnico da instituição: Reinaldo Bíscaro CRM - SP 46819

REMOÇÃO DE TATUAGENS

Na remoção de tatuagem com Nd Yang Qswuited as zonas a serem tratadas não devem estar bronzeadas pelo sol ou outros meios artificiais, visando a eficácia do tratamento e evitar a queima da pele ou outras complicações. Os resultados obtidos variam muito de um paciente para o outro, fato relacionado com a cor e características da pele e da tinta utilizada, assim como características anátomo patológicas da região ou lesão tratada.

As complicações ou efeitos colaterais que podem ocorrer são vermelhidão da pele, formação de bolhas, crostas, escurecimento ou diminuição temporária da tonalidade da pele na área tratada, queda do pelos da região tratada com possibilidade de ausência desses até 6 meses ou mais. Estas alterações, raras, são, na maioria dos casos temporárias, podendo ser, excepcionalmente, permanentes. Portanto consulte um médico antes de realizar a remoção de uma tatuagem - não acredite em propagandas vinculadas na mídia como milagrosas.

O tratamento compreende várias sessões.

A prática da medicina não é uma ciência exata, os resultados esperados com o procedimento não podem ser dados garantias. Uma mesma região pode necessitar várias sessões para completar o tratamento ou alcançar a expectativa prevista, sendo que, nesta circunstância alguns resultados podem não ser definitivos. Poderá haver persistência das tatuagens na(s) área(s) tratada(s) em função de fatores hereditários, raciais, qualidade da tinta utilizada na tatuagem, disfunção hormonal ou uso de alguns medicamentos. Estas causas não são afetadas pelo tratamento com a luz (Laser) que atingirá a pigmentação da tatuagem. Assim, pode existir a necessidade de repetição de algumas sessões de "manutenção" no futuro, dependendo de cada caso.

Fonte: Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia